Como aprender em 48 horas o que você aprenderia em 6 meses


Ph: Pinterest

Tá difícil se manter motivado? Pode ser por falta de clareza no que você está fazendo!

Quando você tenta conseguir algo grande, normalmente você tem o “porquê”, mas dificilmente o “como”, e fica sem saber como fazer o que tanto deseja. Isso pode ser por causa do medo do desconhecido que, muitas vezes, prejudica a realização de seus sonhos.

 

Abrace o desconhecido

Pesquisas indicam que as crianças normalmente aceitam melhor as situações complicadas, em que elas não sabem se vão sair vitoriosas ou perdedoras. Aí, então, nós vamos envelhecendo e desejando mais segurança e certeza, nos mantendo em nossa zona de conforto.

E como sair dela? Se você gosta e acredita no que faz, você entrará melhor nesse desconforto emocional do desconhecido. Bill Walsh, ex-treinador do 49ers (time de futebol americado da NFL), disse: “Se seu ‘porquê’ é forte o bastante, você vai descobrir o ‘como’!”

 

É preciso de clareza

Para seguir em seu caminho de realizar seus sonhos, é essencial ter clareza em seus objetivos. Não significa que você terá tudo resolvido, mas sim que está claro para você seus próximos 1 ou 2 passos. Conforme você for chegando ao próximo, vai ser capaz de fazer perguntas melhores.

E o que você precisa para seguir em frente AGORA?

  1. Um check-point claro, para saber o que fazer;
  2. Um deadline difícil e rápido;
  3. As ferramentas e sistemas certos;
  4. Uma boa estrutura.

Tendo esses quatro pontos, você terá clareza o suficiente – e, consequentemente, a motivação – para seguir em frente.

 

O método de aprendizado

As igrejas Mormon chamaram muito a atenção por seu método de aprendizado. Os estudantes, quando entram no Missionary Training Center (MTC), aprendem em poucas semanas o que leva 3 ou 4 anos para os estudantes de faculdade. Por isso, muitas universidades aplicaram esse método no currículo, e até os militares americanos estudaram e fizeram parcerias com o MTC para entender como treinar de forma mais eficiente seus soldados.

E quais são esses métodos?

O MTC usa o chamado “context-based learning”. Eles começam recitando uma frase e trabalhando na pronúncia e, depois, quando aprendem o básico, são colocados em grupos de 2 pessoas para fazer simulações em cenários do mundo real. Essas simulações compõe aproximadamente 70% do aprendizado no MTC – aprender enquanto faz – com um professor ao lado, para ser um coach individual quando necessário.

O sistema é simples:

  1. Aprenda um contexto;
  2. Pratique e use esse contexto em um cenário de mundo real;
  3. Receba treinamento e feedback;
  4. Repita;
  5. Receba treinamento e feedback.

Pesquisas examinaram os efeitos desse aprendizado em adolescentes tímidos. Um grupo teve treinamento tradicional, baseado em discussão, enquanto outro grupo fez o treinamento com simulações. Este último teve uma mudança positiva mais significativa, que impactou mais seu comportamento. Além disso, receber feedbacks constantes é essencial para o aprendizado eficiente.

 

Como aplicar esse aprendizado?

Se você quer aprender algo rápido, você precisa ficar imerso nisso e implantar, imediatamente, o que está aprendendo. Por exemplo: quer aprender espanhol? Experimente ficar imerso na cultura espanhola!

Você precisa de clareza o suficiente para ter mais motivação e seguir adiante.

1. Arranje um professor

“Quando um estudante está pronto, o estudante irá aparecer. Quando o estudante está realmente pronto, o professor irá desaparecer.” – Lao Tzu

Para seguir os próximos passos, você precisa de um professor. Ele pode chegar em forma de livro ou um curso online. Ou, até mesmo, uma pessoa real. A vantagem dessa última opção é receber feedback imediato e respostas diretas para suas perguntas.

2. A repetição até o aprendizado vira inconsciente

Aprender algo novo se resume em memória e como você utiliza. No início, seu cortex prefrontal está muito ocupado descobrindo como sua tarefa é feita. Mas quando você se torna um perito, você consegue realizar a tarefa automaticamente, e sua mente consciente pode focar em outras coisas.

O processo de chegar nessa automaticidade envolve 4 passos:

  • Repetição do aprendizado de pequenas informações. É como arremessar uma bola de basquete várias vezes, até chegar à maestria.
  • Faça seu treinamento ficar cada vez mais difícil. Isso até chegar ao ponto em que estiver difícil demais, aí você vai abaixando a dificuldade aos poucos, para ficar próximo ao limite máximo dessa habilidade.
  • Coloque deadlines. Assim, você será forçado a trabalhar rapidamente e ficar consciente do tic-tac do relógio.
  • Pratique aumentando a capacidade de sua memória. Ou seja, vá adicionando distrações em seu regime de treinamento.

Essencialmente, seu entendimento de algo deve ser fluido e flexível, para aplicar seu aprendizado em diferentes contextos e para diferentes propósitos.

3. Defina objetivos específicos que sejam mais difíceis

Quando terminar o treinamento, você precisa levar o aprendizado para o mundo real, definindo objetivos grandes para usar seu conhecimento.

Você pode, por exemplo, estipular um tempo de 3 meses para alcançar seus objetivos e depois voltar aos treinamentos.

4. Rastreamento e responsabilidade

Clareza cria motivação;
Rastreamento cria consciência;
Relatórios criam responsabilidade.

Esses 3 itens são essenciais para progredir e aprender rapidamente.

A auto-regulação é o processo psicológico que detecta a inconsistência entre seus objetivos e seu comportamento. Ela trabalha em 3 modos:

Auto-monitoramento determina o quão bem você está performando.
Auto-avaliação determina quanto você está performando em relação aos seus objetivos
Auto-reação determina como você pensa e sente em relação aos seus objetivos.

Além do rastreamento, quando você reporta sua performance para alguém que você respeita, adiciona motivação externa para ter sucesso.

 

Conclusão

Conquistar grandes objetivos não é fácil. Mas se você quer chegar rápido até eles, você precisa ficar perito em conseguir clareza para os próximos passos de sua jornada, utilizando o método que falamos aqui.

Quanto mais você tiver clareza, maiores serão seus objetivos.

SHOWHIDE Comments (0)

Leave a Reply

Your email address will not be published.

This site uses Akismet to reduce spam. Learn how your comment data is processed.

@lifestylemag

Cosmopolitan and authentic, Lifestyle Mag is one of the publications of Claur; born in São Paulo and made with love in New York City.

Thanks babe!

error: Content is protected !!