Produtividade: Conquiste mais fazendo menos

Como algumas pessoas conquistam níveis extraordinários de sucesso enquanto outros ficam paradas e não “vingam”?

O segredo, de acordo com o empresário e autor de bestseller Gary Keller, é que o One Thing – 1 objetivo visionário para suas vidas – que influencia cada decisão que eles tomam. Independente do que aconteça, ter essa força de foca os mantém no caminho certo.Essas são as nossas principais notes, sobre esse livro tão legal.

 

 

1. O que é sua a sua “one thing”?

O que é aquela coisa pela qual você é mais apaixonado? Através do livro, Keller enfatiza que antes de fazer qualquer progresso em sua vida, você precisa saber no que está mirando.

Enquanto pode ser desafiador escolher a paixão que é mais importante para você, esse é o único caminho para alcançar altos níveis de sucesso. Com a exceção de raros e extraordinários indivíduos como Elon Musk, as pessoas não podem virar mestres em múltiplas coisas ao mesmo tempo. Por isso tenha foco.

Sua resposta não precisa ser relacionada à sua carreira. Se a família é o centro de seu universo, sua “one thing” pode ser se tornar o melhor pai que pode. Ou, se você tem paixão em ajudar pessoas de um modo específico, sua “one thing” pode ser ajudar uma organização relacionada à sua causa. O que importa é que sua “one thing” te inspire a acordar todo dia e dar tudo de si buscando isso.

Se você ainda não sabe o que é sua “one thing”, Keller recomenda começar a caminhar na direção que você quer. Aprenda o máximo que pode sobre sua área de interesse e uma vez que descobriu o que mais faz você se sentir vivo, isso se torna sua “one thing”.

 

 

2. Vá atrás de “objetivos grandes e específicos”

Uma vez que você escolheu sua “coisa”, você precisa criar objetivos que vão te ajudar a conquistá-la. Keller argumenta que os melhores objetivos são grandes e específicos. Objetivos grandes e específicos são:

  1. Grandes o suficiente que atualmente você não tem as habilidades para conquistá-los e vai te forçar a sair da sua comfort zone.
  2. Específicos o suficiente que você pode identificar os passos claramente.

Uma vez que você conhece seus objetivos, escreva-os. Keller comentou que na pesquisa do Dr. Gail Matthews da Dominican University of California descobriu-se que pessoas que anotam seus objetivos são 35,5% mais suscetíveis a alcançá-los. O efeito é ainda mais poderoso se você compartilhar seus objetivos com mais alguém. Você pode ficar nervoso em falar para as pessoas sobre objetivos que você ainda não se sente confiante sobre alcançá-los, mas saber que eles vão te manter mais responsável é uma ótima forma de garantir seu sucesso.

 

 

3. Use o modo Pareto

O princípio Pareto é simples: diferentes atividades geram diferentes quantidades de valores usando as mesmas quantidades de tempo e recursos. Esse princípio foi criado pelo economista italiano Vilfredo Pareto e é a base para o que agora é conhecido como a regra 80/20. É a ideia que aproximadamente 20% do que fazemos (nossas tarefas mais importantes) geram cerca de 80% do valor em nossas vidas.

Um dos maiores inibidores de sucesso é a crença que nós precisamos dar tudo de nós. Enquanto pode parecer uma grande aspiração, nossas vidas estão muito ocupadas para darmos 100% de nosso esforço em cada tarefa. Ao invés disso, nós completamos tudo em um nível aceitável de qualidade, enquanto nos sobressaímos em nada.

Para conquistar seus objetivos, você precisa identificar 20% das tarefas para gerar mais valor em sua vida e investir sua melhor energia nelas. Fazer isso vai pedir que você defina limites e elimine tarefas que não adicionam nenhum valor – isso inclui dizer não para pedidos de pessoas que não são absolutamente necessárias para você dizer sim.

 

 

4. Não seja vítima de mitos de produtividade

Ser ocupada e ser produtiva são coisas completamente diferentes. Ser ocupada significa que você está fazendo coisas; ser produtiva é fazer coisas que têm impacto positivo em sua vida. Em um esforço de fazer tudo, muitas pessoas caem em duas armadilhas de produtividade:

  1. Viver suas vidas de acordo com listas.
  2. Acreditar que fazer várias tarefas é uma forma eficiente de completar tarefas.

O problema com ambas as táticas, é que elas ajudam as pessoas a gerenciar seu negócios e não priorizar a produtividade. A maioria das tarefas nas listas falham ao gerar valores significativos e pesquisas mostram que pessoas que fazem muitas tarefas performam pior do que aquelas que completam uma tarefa por vez. Keller sugere que você substitua essas práticas determinando quais são os projetos e relacionamentos mais significativos em sua vida e faça isso sua prioridade para investir tempo nessas coisas todos os dias. Quando você fizer isso, foque em estar presente no momento; as melhores partes de sua vida pedem total atenção para prosperar.

 

 

5. Escolha seu dominó diário

Uma vez que você saiba sua “one thing” e os outros elementos mais importantes de sua vida, é hora de incorporar essas lições em sua vida diária. Assim como sua “one thing” te guia na trajetória de sua vida, todos os dias você precisa escolher a coisa que você precisa completar para te mover um passo mais perto de conquistar seus objetivos.

Escolhendo corretamente, essa “one thing” iniciará um efeito dominó que te guia a conquistar mais do que você pensou ser possível, derivado de uma única ação.

Por exemplo, vamos dizer que sua “one thing” pelo dia é ir à um evento de networking. Mesmo que você faça apenas uma ou duas conexões duradouras no evento, essas pessoas podem te apresentar para mais pessoas e recursos, que depois farão a mesma coisa, e os efeitos dessa coisa continua a multiplicar como o impacto do primeiro dominó em uma longa cadeia. Ou, sua “one thing” pode ser se inscrever em uma aula ou ler um livro.

O conhecimento que você aprende pode te inspirar a se aproximar de seus objetivos de uma nova forma e acelearar seu sucesso.

A chave é escolher dominós diários que têm impactos a longo prazo.

 

Para finalizar, hoje estamos super acessíveis, é o whats app, facebook, instagram. Tire todos essas distrações para manter o foco e ter mais produtividade. Às vezes, você quer checar algo importante no seu e-mail e vem aquele banner no celular sobre um comment de um amigo distante na foto que você postou de manhã. Isso vira uma bola de neve. Você vai acabar checando o perfil dele, ai vê um outro amigo de vocês, lembra que tem que marcar de jantar. Ai abre o computador para checar os novos hotspots….Está vendo o tamanho da bangunça? É o que eu sempre digo aqui na Lifestyle – take time for yourself, saiba dar pausas e priorizar as tasks.

SHARE
SHOWHIDE Comments (0)

Leave a Reply

Your email address will not be published.

This site uses Akismet to reduce spam. Learn how your comment data is processed.

@lifestylemag

Cosmopolitan and authentic, Lifestyle Mag is one of the publications of Claur; born in São Paulo and made with love in New York City.

Thanks babe!

error: Content is protected !!