Experimente esse truque para dormir mais rápido

Era a semana antes do casamento da minha melhor amiga, e minha ansiedade (nervos e animação) atingiram níveis épicos. Eu não estava dormindo, para dizer o mínimo. Parte disso era por conta do meu discurso de dama de honra. Eu estava em pânico e não conseguia desligar meu cérebro para conseguir dormir à noite.

Depois do terceiro dia ficando acordada a noite inteira, eu contei para ela que estava muito nervosa, e ela – a noiva, que estava dormindo como um bebê na semana anterior ao seu próprio casamento – me disse que eu precisava tentar esse truque de respiração “4-7-8”.

Ela é uma praticante licenciada de bem estar que estuda meditação, estresse e técnicas de respiração, e me disse que isso iria mudar minha vida. Você simplesmente inspira pelo nariz por 4 segundos, segura sua respiração por 7 segundos e expira pela boca por 8 segundos. Ela explicou que a combinação de números tem um efeito tipo químico em nossos cérebros e iria desacelerar meu batimento cardíaco e me fazer dormir à noite. “Funciona” ela me disse. “É loucura.”

 

fall asleep fastPh: @seame.linen

 

Como funciona

Eu mal podia esperar para testar o truque, e para meu total espanto, eu acordei na manhã seguinte sem conseguir lembrar de ter chegado na expiração de 8 segundos, porque dormi muito rápido. Pelas 4 noites seguintes que me separavam do grande dia, por mais que meu estresse aumentasse, eu conseguia dormir no minuto que tentava o truque 4-7-8. Eu também o usei para relaxar nos minutos que se aproximavam do discurso.

Quando você se sente estressado ou ansioso, a adrenalina passa por suas veias, seu coração acelera e sua respiração se torna rápida e superficial. Então, antes de eu entrar nas especificidades do truque da respiração 4-7-8, eu quero explicar com minhas próprias palavras como é quando você o pratica. Para mim, o efeito parece quase uma droga sedativa, porque para segurar a respiração por 7 segundos e depois expirar por 8 – quando sua respiração é tão superficial e curta – seu corpo é obrigado a diminuir o batimento cardíaco. Ele não tem opção. Segurar sua respiração e então expirar lentamente por 8 segundos causa uma reação em cadeia.

Quando você começa, vai ficar desesperado para inspirar mais uma vez, ou vai querer acelerar a contagem, mas se você se prender aos números (ou pelo menos tentar) e não fizer nenhuma pausa (em outras palavras, repita consecutivamente o 4-7-8 sem voltar à respiração normal), você pode, literalmente, sentir seu coração desacelerar, sua mente ficar mais quieta e seu corpo inteiro relaxar. Cai sobre você como uma droga calmante, relaxante. Eu nunca consigo lembrar se passei da primeira sequência de 4-7-8.

Você sabe a sensação de ser colocado sob anestesia, quando você está consciente e de repente só se lembra de acordar? É isso: logo que começo a praticar, a próxima coisa que lembro é acordar de manhã, sem conseguir lembrar de ter começado a contagem 4-7-8 na noite anterior. Loucura.

Agora, os detalhes mais técnicos: as pessoas que estão estressadas ou ansiosas na verdade não estão respirando direito, porque elas respiram de forma curta e superficial, e às vezes até seguram a respiração inconscientemente. Estendendo sua inspiração contando até 4, você está se forçando a respirar mais oxigênio; ao segurar a respiração por 7 segundos, permite que ele afete sua corrente sanguínea; e ao expirar de forma constante por 8 segundos, emite dióxido de carbono de seus pulmões. A técnica vai deixar seu batimento cardíaco mais devagar e melhorar o oxigênio em sua corrente sanguínea, e até pode te fazer sentir-se mais leve, o que contribui para o efeito meio sedativo. Instantaneamente, vai relaxar seu coração, mente, e o sistema nervoso central de forma geral, porque você está controlando sua respiração ao invés de continuar a respirar de forma curta e superficial.

 

Como pode funcionar para você

Práticas de respiração consciente têm sido parte da yoga e modalidades de bem estar orientais por séculos, mas não são tão populares na cultura ocidental. O mais conhecido campeão da técnica de respiração 4-7-8 nos Estados Unidos, que é de alguma forma responsável pelo predomínio que a técnica tem entre aqueles que praticam medicina integrativa, yogis e aqueles em busca da redução do estresse e relaxamento em geral, é o ex-aluno de Harvard Andrew Weil, MD.

Apesar de eu não estar prometendo ou afirmando (nem o Weil está) que praticar essa técnica de respiração pode ajudar na luta contra doenças ou oferecer benefícios clínicos, eu posso dizer uma coisa: se afetar você como me afetou, vai te ajudar a dormir muito mais rápido. Não é apenas gratuito, mas também funciona para diferentes casos. Além de usar para dormir num segundo, você pode praticar se acordar no meio da noite, para poder voltar a dormir; se você está nervoso antes de um evento (como um casamento, ou fazer um discurso); se você está nervoso por alguma coisa e quer se acalmar. Minha amiga (a noiva que dormiu como um bebê na semana anterior ao seu casamento), que fica nervosa ao voar, usa essa técnica antes dos voos e durante, se o avião enfrenta turbulência.

Agora é o que eu uso para dormir toda noite, e a cada manhã, fico espantada em como funciona bem.

SHOWHIDE Comments (0)

Leave a Reply

Your email address will not be published.

This site uses Akismet to reduce spam. Learn how your comment data is processed.

@lifestylemag

Cosmopolitan and authentic, Lifestyle Mag is one of the publications of Claur; born in São Paulo and made with love in New York City.

Thanks babe!

error: Content is protected !!