O smartphone pode estar afetando nossa saúde mental – e agora?

Ph: Getty/Melodie Jeng

Todo mundo já sabe a importância de deixar o smartphone de lado na hora de dormir. E, afinal, até nos sentimos mais leves e presentes quando não estamos de olho na telinha.

Alguns motivos pelos quais nos sentimos assim, a ciêcia explica: quando ficamos muito presos ao smartphone, em comunicação constante com amigos, trabalho e família, é mais fácil sentirmos ansiedade, por conta de sentimentos do futuro. Tem a ver com o modo que aprendemos a lidar com medo e incerteza.

Um estudo publicado no Journal of Clinical Psychology Science and Practice descobriu que quando sentimos incerteza sobre uma situação nos permite aprender a manter o equilíbrio e tentar desestressar. Porém, com o smartphone, o que acontece é que corremos ao encontro dele no segundo em que o problema aparece, seja para consultar o Google, mandar uma mensagem a amigos ou ligar para a mãe. Sério, fazemos isso o tempo todo.

“Isso é um problema porque faz as pessoas serem mais dependentes de seus smartphones e de outras pessoas para equilibrar suas emoções,” disse Amy Morin, uma psicoterapeuta que participou do TEDx com sua palestra The Secret of Becoming Mentally Srong. “Você não quer se tornar superdependente de outas pessoas. É importante ter várias ferramentas que você pode usar para ajudar em dificuldades e emoções desconfortáveis.”

Comece a treinar: da próxima vez que você se sentir ansioso ou incerto sobre algo, procure analisar e encarar por conta própria, para quebrar essa dependência e dar um boost em seus sentimentos de independência, controle e conquistas. Troque a mensagem para alguém pedindo ajuda por uma olhadinha em jornais e revistas, ouvir música ou sair para dar uma volta e clarear as ideias. 😉

SHOWHIDE Comments (0)

Leave a Reply

Your email address will not be published.

This site uses Akismet to reduce spam. Learn how your comment data is processed.

@lifestylemag

Cosmopolitan and authentic, Lifestyle Mag is one of the publications of Claur; born in São Paulo and made with love in New York City.

Thanks babe!

error: Content is protected !!