”Salve o planeta” – evitar a troca de toalhas em hotéis beneficia a quem?

Você com certeza já deve ter visto aquele cartão no banheiro do hotel dizendo sobre o programa de reuso de toalhas, certo? É fato que de uns tempos para cá, a sustentabilidade tem sido assunto sério em todos os lugares do mundo. Além de ser ecologicamente correto, lugares que se preocupam com o meio ambiente acabam ganhando status cool entre os que se interessam pelo tópico.

Acontece que, apesar de toda a campanha dentro do setor hoteleiro, tem quem acredite que a maioria dos avisos servem apenas de “decoração” – ou até mesmo que a preocupação não vai além dos gastos mensais de lavanderia. Porém, o que ninguém sabe é que eles fazem mais efeito do que você imagina.

Após a implementação do projeto H2Otel Challenge nos EUA, em 2014, afim de diminuir o uso de água dos hotéis, o Journal of Consumer Research realizou uma pesquisa com duas versões diferentes de avisos. Em um deles, uma mensagem sobre sustentabilidade e meio ambiente. No outro, apenas focando na quantidade de pessoas que já participaram da economia.

O resultado mostrou que os hóspedes que tinham a “motivação” como aviso, reutilizaram 10% mais toalhas do que os que tinham a mensagem eco-friendly. Isso significa que a economia aconteceu mais pela importância social, do que propriamente pelo meio ambiente.

A verdade é que tudo isso é necessário porque a quantidade de água potável do planeta está cada vez mais escassa. De acordo com um relatório da ONU, de 2016, caso não haja uma mudança drástica no consumo mundial, iremos enfrentar um déficit de 40% em 2030.

Sendo por consciência ecológica ou não, o reuso é uma prática que precisa ser mantida. Se já fazemos isso em nossas própria casa, por quê não continuar fazendo quando estamos viajando? Pense nisso.

SHARE
SHOWHIDE Comments (0)

Leave a Reply

Your email address will not be published.

This site uses Akismet to reduce spam. Learn how your comment data is processed.

@lifestylemag

Cosmopolitan and authentic, Lifestyle Mag is one of the publications of Claur; born in São Paulo and made with love in New York City.

Thanks babe!

error: Content is protected !!