Carol Bassi e La Gea se unem para collab de final de ano

Em sua segunda colaboração, as marcas resgatam a icônica atmosfera da bossa carioca dos anos 60 e 70, proporcionando uma experiência nostálgica e autêntica.

A temporada de fim de ano é o momento de celebrar, agradecer e viver intensamente. Pensando nisso, Carol Bassi e La Gea, uma marca de sunny couture, uniram forças para sua segunda colaboração, desta vez, inspirada na atmosfera festiva e nas viagens para destinos paradisíacos. Ao mesclar o DNA clássico da CB com a técnica minuciosa e artesanal da La Gea, as peças desta coleção capturam a essência glamorosa da vida carioca nas décadas de 60 e 70.

 

Cada peça desta coleção é fruto do trabalho artesanal de Iran Costa, utilizando matérias-primas provenientes da Itália e rendas meticulosamente desenvolvidas pelas rendeiras de Sergipe, estado natal do estilista. Essas roupas garantem versatilidade, estilo e adaptabilidade necessária para a temporada de festas de final de ano, acompanhando a mulher desde a praia até os cocktails.

Retornando ao Rio de Janeiro dos anos 60 e 70, esta colaboração transporta uma essência repleta de bossa e elementos glamorosos. Rendas e paetês ganham formas curvilíneas, reminiscentes do famoso calçadão de Copacabana, e estão presentes em diversas peças, como calças, biquínis, camisas, saias e tops. A paleta de cores se limita a um tom de branco e prata, perfeito para a celebração do Ano Novo. Para garantir frescor durante o verão, os itens são confeccionados em seda, linho, algodão e lycra, apresentando uma modelagem fluida e leve, ideal para altas temperaturas.

 

Dentre as 18 peças desta colaboração, destacam-se o deslumbrante vestido longo prateado com paetês, os conjuntos de biquínis tanga e cortininha, o pareô e a elegante pantalona.

 

Veja abaixo a entrevista exclusiva concedida por Anna Carolina Bassi e Iran Costa à equipe da lifestyle mag.

LM: Qual foi a inspiração por trás desta nova coleção?

 

ACB: Eu e o Iran revisitamos o Rio de Janeiro das décadas de 60 e 70, quando a vida carioca respirava música, arte e sofisticação. Ao mergulharmos neste universo, trouxemos muita bossa e glamour às peças, tornando-as ideais para a temporada de final de ano.

 

IC: Me inspirei na bossa do Rio de Janeiro, especificamente em fotos de arquivos de revistas dos anos 60 e 70 e fotos da coluna social do jornalista Ibrahim Sued. Esse espírito glam e, ao mesmo tempo, descomplicado faz parte do core da La Gea, que vai de encontro com o design da Carol Bassi Brand.

 

LM: Como vocês abordaram as tendências atuais na moda ao criarem esta coleção?

 

ACB: É muito importante estarmos atentos às tendências, mas sem deixar o DNA das marcas de lado. Essa collab reflete muito este equilíbrio, pois apresenta peças contemporâneas, com muito brilho e modelagem fluidas, mas ao mesmo tempo versáteis e clássicas – forte característica da CB – e repletas de rendas e detalhes artesanais – grande traço da La Gea.

 

IC: Estamos atentos a tendências, entretanto, não somos guiados por elas. Meu desenho é ditado por sentimentos, por referências de um universo que é costurado para vestir cada personagem dentro de cada coleção. A renda, uma tendência recorrente nas últimas estações, já faz parte do DNA da La Gea, sendo esta feita na minha cidade natal, Tobias Barreto (Sergipe), honrando minhas raízes e o trabalho manual do meu estado. O brilho, uma tendência, igualmente faz parte dos códigos da La Gea. Portanto, digo que exercitamos o olhar para tendências, entretanto, aplicando estas de acordo com códigos da marca e de nosso design.

 

LM: Quais são as peças-chave da coleção e qual é a história por trás delas?

 

ACB: Eu sou suspeita para falar, pois todas as peças da collab são muito especias e conversam entre si, propondo um guarda-roupa perfeito para o verão. Porém, acredito que o vestido longo com fenda e paetê prata vai fazer muito sucesso, pois ele carrega a essência glam da vida carioca do passado que eu o Iran tanto buscamos.

 

IC: A coleção foi pensada de forma que a cliente La Gea e Carol Bassi Brand possa montar um armário cápsula para o momento de festas e de verão. Todas elas dialogam entre si, criando diversas ocasiões de uso, que acompanham a mulher da areia ao cocktail com uma simples troca. E isso se conecta perfeitamente com a alma da mulher carioca, que transita entre estes ambientes com uma elegância ímpar.

 

LM: Quais são os materiais e tecidos destacados nesta coleção, e por que foram escolhidos?

 

ACB: Sem dúvidas essa foi a parte mais bacana do processo criativo ao lado do Iran. Como a La Gea trabalha com rendas desenvolvidas pelas rendeiras de Sergipe, estado natal dele, fizemos questão de trazer este material tão minucioso e com a cara do nosso Brasil. Além da renda, também utilizamos muito algodão, linho e seda, pois são tecidos leves, frescos e perfeitos para altas temperaturas.

 

IC: Somos uma marca Sunny Couture, que une o processo manual e minucioso de modelagem e bordado para a praia e cidade. Os tecidos da coleção são a renda, o paetê, o linho puro e a lycra, que ganha bordados e aplicações de renda, se tornando uma peça especial. Todos se conectam ao espírito de verão, e igualmente, dialogam com as referências imagéticas do Rio de Janeiro dos anos 60 e 70 que me inspiraram.

 

LM: Como esta colaboração influenciou o estilo e design desta coleção?

 

ACB: Além de ser a nossa segunda collab, as marcas possuem valores e visões muito similares, tornando o processo muito sinérgico e descomplicado. Tanto a CB quanto a La Gea prezam por materiais de alta qualidade e um olhar feminino, então nós propusemos peças que carregam a essência minuciosa, artesanal e repleta de rendas da La Gea, mas também com toques clássicos, versáteis e atemporais da CB.

 

IC: A La Gea e a Carol Bassi Brand possuem uma visão de estilo, de lifestyle e de valores similares. É um processo simbiótico, leve e divertido, pois dialogamos em um mesmo idioma. Prezamos pela alta qualidade têxtil, por um design elegante, feminino e eterno. É nossa segunda collab, um momento que simboliza a alegria e respeito mútuo que temos um pelo o outro. Nossa missão é sempre fornecer o melhor para nossa cliente, que confia em nós para que possamos vestir ela para todos os momentos de sua vida com elegância.

 

LM: Como os designers planejam celebrar e compartilhar a rica herança cultural de Sergipe por meio dessa colaboração, além das próprias peças de moda?

 

ACB: O Iran sempre me contou sobre as suas raízes, suas memórias afetivas em Sergipe e como isso influenciou o seu olhar tão único sobre a moda. Logo, todas as rendas que estão presentes nesta collab são desenvolvidas pelas rendeiras de seu estado natal, a fim de prestigiar seus trabalhos, promover a indústria local e propor peças eternas e únicas.

 

IC: Sou Sergipano de Tobias Barreto, e minhas raizes fazem parte da La Gea em sua integridade. Desde o processo de manufatura, que é feito em boa parte na minha cidade natal, até as referências têxteis, como a renda, tudo isto se conecta diretamente com Sergipe e minhas memórias afetivas da minha infância e adolescência lá. Fomentamos a indústria local, capacitando nosso ateliê, e levando ela para o mundo. Isso é algo que me orgulha muito. O design fala por si, nossa comunicação igualmente passa por minhas origens, honramos minhas raizes de dentro da empresa para fora. Representar o Sergipe é representar o Brasil, representar nossa rica cultura, nossa alegria de viver que nós, Brasileiros, temos dentro de cada.

 

LM: Qual seria a peça essencial que vocês recomendariam incluir na mala de viagem para tornar as aventuras deste final de ano ainda mais estilosas e memoráveis?

 

ACB: Sem dúvida os conjuntos de biquínis, porque além de serem essenciais para o verão, eles possuem uma modelagem ímpar e detalhes bordados que remetem ao calçadão de Copacabana. Se puder mencionar mais um, seria a calça off white, porque ela se torna imprescindível para quem busca sair da praia e já emendar em um outro programa.

 

IC: O Biquini tomara que caia com a hot pants é um favorito, deixando a mulher elegante para a areia, piscina ou barco. Ao sair da praia, para um aperitivo, o pareô com paetê em prata complementa o look, deixando ele ainda mais sofisticado, entretanto, confortável e descomplicado.

A campanha, capturando a essência da vida carioca, foi fotografada por Saullo Moreira em Ipanema. Para celebrar o lançamento, as marcas realizaram hoje dia 9 um desfile exclusivo na loja da Carol Bassi no Shopping Village Mall. A partir de hoje, todas as peças estarão disponíveis para venda na flagship CB no Shopping Cidade Jardim, nas lojas do Shopping Village Mall e Shopping Leblon, no Rio de Janeiro, na loja do bairro de Belvedere em Belo Horizonte, na loja da La Gea em São Paulo, no e-commerce da Carol Bassi www.carolbassi.com.br e no e-commerce da La Gea www.lageacollezione.com.br.