Romana Novais & Wanda Grandi falam sobre sua marca ROWA e o propósito de inspirar mulheres

A marca ROWA desenvolve peças com tecnologia, aliada ao conforto, sofisticação, design e praticidade no dia a dia. Roupas criadas para acompanhar a jornada dinâmica de toda mulher 

LM: Como surgiu a Rowa?

Eu e a Ro somos amigas há bastante tempo, nem éramos casadas ainda e desde sempre tivemos muita sinergia e um lifestyle dedicado a saúde e bem estar bem parecido. A gente sempre trocou dicas de treinos, alimentação e etc e mais do que isso, sempre falávamos da falta de marcas nacionais que acompanhassem de fato a jornada feminina. Por isso, quando tive a ideia, ainda grávida da Estrella, em um momento de meditação, sabia que eu não poderia ter outra parceira a não ser a Ro. Nosso objetivo com a Rowa sempre foi criar uma marca que inspire as mulheres a olharem para dentro e fazerem parte de uma grande comunidade.

LM: Ao criar uma marca fitness, o que consideraram essencial para trazer algo novo ao mercado? O que faltava? 

Peças com tecnologia, aliada ao conforto, sofisticação, design e praticidade. Roupas que acompanhem a jornada feminina que é extremamente dinâmica. O guarda roupa feminino precisa ser versátil, durante o dia nos desdobramos em diferentes funções. Você saí de manhã para deixar os filhos na escola e ir a academia com um macacão, depois coloca uma jaqueta e segue para uma reunião, coloca um salto e termina o dia em um jantar com as amigas. Esse é o conceito do athleisure, a estética que equilibra muito bem o lazer com o esporte.

LM: Quais foram as dificuldades e glórias na trajetória da marca até agora?

Empreender não é uma linha reta! É uma linha cheia de subidas, descidas, obstáculos e curvas …. Mas ao mesmo tempo e incrível ver o sonho sair do papel, uma realização muito grande. Com certeza a parte de gestão de pessoas é sempre mais desafiador, você fazer com que todos do time caminhem na mesma direção, hoje temos a nossa equipe alinhada em perfeita sintonia, mas para chegarmos neste ponto, passamos por muitos desafios. E sobre as glórias….ver a Rowa caminhando com as próprias pernas, mesmo tendo por trás sócias com visibilidade, acompanhar onde estamos chegando em tão pouco tempo, criando uma grande comunidade de mulheres que se apoiam.

LM: O que torna uma roupa de exercício perfeita?

Muitos fatores, mas o que acreditamos ser o essencial é ter uma boa modelagem, especialmente quando falamos de roupas mais fitness. Nossa maior preocupação no processo de desenvolvimento de uma peça, é assegurar que todos os corpos se sintam bem e sejam valorizados ao vestirem rowa, mais do que vestir uma roupa, a gente veste autoestima, autocuidado, saúde, bem-estar.

LM: Nos últimos 3 anos inúmeras marcas de roupa fitness foram lançadas, o que torna a Rowa única no meio de todas elas?

A gente pode falar sobre tecnologia, design, modelagem…mas acreditamos que mais do que isso é que desde a criação da Rowa nós tínhamos a certeza que não queríamos vender apenas roupas, mas sim um estilo de vida. Construir essa grande comunidade de mulheres que se cuidam, se apoiam em um ambiente exclusivamente digital e teoricamente mais “frio”, é mais desafiador ainda.

LM: Vocês esperavam que a aceitação da marca entre o público fosse tão surpreendente?

Com certeza, até porque junto com o nosso time, no dedicamos demais na construção da Rowa…o que a gente não esperava é que essa aceitação seria tão logo e esse mérito com certeza é das nossas clientes, temos clientes muito fiéis!

LM: Como é o processo de lançamento de uma nova coleção?

Diferente do que muita gente imagina, o processo de criação até o lançamento de uma coleção é bem extenso. Primeiro definimos junto ao time de estilo o tamanho da coleção (quantidade de peças e variantes de cor), na sequência nossa head de produto desenha as peças seguindo alguns insights que a gente leva. Aprovando as peças, iniciamos a etapa de modelagem-pilotagem, essa é uma das etapas mais importantes para garantir o conforto máximo da peça. Depois de provar no corpo e aprovar essas peças, iniciamos a produção. Paralelo a essa etapas, junto com o nosso time de marketing já começamos a estudar a comunicação da campanha desde manifesto + identidade visual+ shooting. Depois temos etapas de cadastro dessa coleção no site e controle de qualidade de todas as peças.

LM: Como é a rotina de exercício de vocês?

A Ro adora fazer Muay Thai aliada a musculação e eu gosto de fazer musculação aliada a yoga, mesmo com a rotina super dinâmica, tentamos colocar como uma prioridade dentro das nossas rotinas.

LM: Como é um dia na rotina da dupla na questão trabalho, sócias e família?

A nossa rotina é bem corrida, mas dentro da rotina de cada uma, prezamos sempre pelo tempo de qualidade, ou seja, se estamos resolvendo algo do trabalho, estamos 100% focada nisso ou quando estamos com a nossa família, a mesma coisa. Para a rotina não nos engolir, aprender a delegar funções também foi muito importante para esse processo.

LM: Quais são os lugares que indicam pra comida saudável em São Paulo?

-Botanike Café;

– Banana Verde;

– Olea;

– Frutaria São Paulo.

LM: Quais são os próximos planos para a Rowa?

Temos muitos planos, a Rowa está apenas começando! Apesar da resposta super positiva em tão pouco tempo de existência, não queremos “pular nenhuma etapa, mas planos existem vários: ampliação de categoria (agregar produtos de outros segmentos na rowa), aceleração do nosso canal de vendas em atacado, ampliação para canal físico próprio e quem sabe até internacionalização?