Get your exclusive copy
MADE JUST FOR YOU

PRE-ORDER

CHAT WITH US!
Text Lifestyle Mag on:

What's App

A Cor do Ano (e da moda)

Very Peri é o momento. Assim como já havia sido definido pela PANTONE em dezembro de 2021, “um mix entre a lealdade e a constância dos azuis e a energia e entusiasmo dos vermelhos” também conhecido por PANTONE 17-3938 tem ganhado cada vez mais espaço e peças no mundo da moda em 2022.

Por Heloísa Lima

Para quem não sabe, PANTONE é o instituto que destaca as principais cores sazonais das passarelas, seleciona a Cor do Ano Pantone, prevê tendências globais de cores e presta consultorias a empresas em assuntos relativos a cores para produtos e identidade visual da marca. Por meio de previsões de tendências sazonais, psicologia da cor e consultoria de cores, o Pantone Color Institute faz parceria com marcas globais para alavancar efetivamente o poder, a psicologia e a emoção das cores em sua estratégia de design.

Segundo Leatrice Eiseman, diretora executiva do Pantone Color Institute, a cor de 2022 traz uma atitude alegre e uma presença dinâmica que incentiva a criatividade corajosa e a expressão da imaginação. Very Peri representa a volta à superfície depois do intenso período de isolamento, volta essa que transforma nossas noções e padrões como havíamos conhecido anteriormente.

Diferente dos anos anteriores, a Very Peri é uma cor completamente nova criada pela pantone justamente para o ano de 2022. A própria Pantone afirma que a cor é um símbolo do zeitgeist global do momento, a cor nos ajuda a abraçar a paisagem acelerada de possibilidades, nos abrindo para uma nova visão à medida que reescrevemos nossas vidas. 

O processo de seleção da Cor do Ano envolve decisões de muito cuidado e, principalmente, muita análise de tendências. Para chegar no resultado final ano após ano, os especialistas do Pantone Color Institute, estudam a fundo o mundo em busca de novas cores que representam o sentimento da sociedade. Esse estudo envolve a indústria cinematográfica, com filmes e séries em produção, coleções de arte em viagem, novos artistas, todas as áreas do design, destinos famosos de viagens, novos estilos de vida e jogos, condições socioeconômicas e claro, o mundo da moda.

Por isso, com um scroll no feed do Instagram ou um olhar para as passarelas de Primavera-Verão, é fato que a Very Peri se destaca por completo. Na busca por peças que levem diversão com um toque de ousadia, as marcas estão apostando todas suas cartas na Cor do Ano e a CHANEL é uma delas.

A campanha da coleção primavera-verão de 2022, é uma ode à juventude cuja graça ressoa com os intermináveis dias de verão e só dar o play no vídeo da campanha que se passa em uma vila na Provence, gravado por Inez & Vinoodh junto a modelo Vivienne Rohner que mostra que a Very Peri veio para ficar. Mas não só, durante toda a campanha fica claro também que algumas tendências dos anos 80 também estão garantindo seu lugar nas passarelas, Virginia Viard traz também a alegria ingênua e atemporal da década, que oferece um alívio em tempos como esses.

E não foi só a CHANEL que trouxe a Cor do Ano para as passarelas, a Tory Burch também pensou em peças que trouxessem toda a criatividade com o toque de ousadia que a Very Peri proporciona para a primavera-verão. A moda praia da marca é marcada pelo tom de violeta com um padrão de estampa que apresenta flores, coelhos, pássaros e mergulhadores, inspirados nas peças que os pais da própria Tory gostavam de colecionar.

A marca ISABEL MARANT é outra que conseguiu usar a Very Peri com elegância e sofisticação nas suas peças de primavera-verão que, não exigem muito esforço para nos mostrar os detalhes da Cor do Ano. A marca criou também um porta cartão disponível na Very Peri e também em Illuminating e Living Coral, cores anteriormente definidas pela PANTONE como Cor do Ano de 2021 e 2019 respectivamente, consolidando mais uma vez o nome do instituto como um criador de tendências no mundo da moda.

Para fechar, a STELLA MCCARTNEY também não perdeu a oportunidade de dar destaque para a Very Peri, em alguns dos seus acessórios a Cor do Ano aparece representando todos os significados que seus criadores pensaram para que ela representasse, diversão, jovialidade e inovação.

Claro que não para por aí, muitas outras marcas também apostaram na Very Peri para compor suas linhas de primavera-verão e não precisa ter medo de arriscar, o tom de azul meio avermelhado é o momento e ainda vamos vê-lo brilhar muito até o fim da estação.

Foto: Reprodução / Tory Burch
Foto: Reprodução / CHANEL

Não só na moda mas também na decoração é possível ver os tons de Very Peri ganhando atenção. Nesse sentido, a cor do ano ajuda a obter um espaço mais alegre e otimista. Para isso, experimente pintar uma parede com a cor, ou combiná-la com outros objetos no tom de dourado ou amarelo. Se você não se sente tão confortável em sair do clássico, adquirir pequenos objetos na Cor do Ano também ajudam a elevar a energia do ambiente.

E se engana quem pensa que a cor vai ficar de fora do mercado de beleza. As maquiagens coloridas que carregam o tom do Very Peri estão ainda mais comuns. Com muito brilho e toque de fantasia, existem diversas formas de incorporar esse tom na rotina de maquiagens. Seja com uma sombra mais pesada, um delineado gráfico, ou delineado inverso para a área dos olhos, é certo de quem seu look vai ganhar um up com essa cor. E ainda para quem gosta de ousar, apostar em um batom Very Peri é sempre uma possibilidade.

Aproveitando o lançamento da cor em dezembro de 2021, marcas como Oceane, Anastasia Beverly Hills e Fenty Beauty lançaram diversas opções de cosméticos que incluem o tom. Já a Foreo, marca de acessórios de beleza, não demorou muito para lançar uma versão em Very Peri para complementar a beauty routine de diversas pessoas ao redor do mundo.

Foto: Reprodução / CHANEL