STORIES AND NEWS

Yves Saint Laurent: a história do ícone da moda

Não é preciso ser um grande conhecedor da história da moda para saber que a Saint Laurent é uma das principais referências quando falamos do mundo fashion, o que poucos devem saber é que o seu legado dura mais de 60 anos desde sua fundação, quando o estilista francês de mesmo nome popularizou o prêt-à-porter e deu início a criação de uma das eras mais importantes do mundo da moda. Então, se assim como a Lifestyle Mag, você também tem curiosidade em saber como as principais marcas surgiram, nesse post vamos te contar tudo o que você precisa saber sobre Yves Saint Laurent.

Nascido na Argélia e criado na França, a história de Yves Saint Laurent começou no início da sua infância, quando desde de pequeno demonstrava grande interesse por desenhar formas e croquis que mais para frente se tornariam os vestidos que a mãe e as irmãs usariam em ocasiões especiais. Mas foi só com 17 anos que o estilista que estudou no tradicionalismo École de la Chambre Syndicale de la Haute Couture, venceu seu primeiro concurso de Melhor Vestido Para Coquetel. E claro, a partir daí, começou a se tornar conhecido e não demorou muito para que fosse convidado a trabalhar na Dior. 

 

Após o falecimento de Christian Dior em 1957, com apenas 21 anos, o estilista francês foi nomeado diretor criativo da marca. Logo em seu primeiro lançamento exercendo essa função, a coleção de verão “Trapeze” veio ao ar com grande sucesso e aclamação. As cinturas apertadas que antes eram consideradas assinatura oficial da Dior, deram lugar a uma silhueta mais leve e fluida, com menos tecido e muita elegância. A coleção rendeu não só inúmeros prêmios ao estilista, como também o título de “pequeno príncipe da costura”.

 

No auge do seu sucesso e antes de lançar oficialmente sua conhecidíssima marca, ainda durante seu período na Dior, Yves Saint Laurent foi convocado a participar do serviço militar da Argélia. E, ainda que a experiência não tenha sido boa para o estilista, os anos que passou servindo o exército também serviram de inspiração para que o estilista criasse casacos icônicos em estilo militar que se tornaram um tema recorrente em toda sua carreira. 

 

Com sua maison inaugurada em 1962, o estilista sempre esteve buscando cada vez mais inovação no mundo da moda e foi assim, que se tornou o grande responsável por popularizar o termo prêt-à-porter, expressão criada por J.C.Weil e que em 1959 teve Pierre Cardin como pioneiro ao criar uma coleção nesse sentido. Entretanto, foi só com as produções de Yves Saint Laurent, que o termo se tornou conhecido, criando peças em grande escala, mas ainda assim, quando a qualidade altíssima de um produto de luxo.

 

O grande diferencial do Pequeno Príncipe da costura, era acompanhar e observar de perto os movimentos artísticos, já que suas principais inspirações eram na história, arte e literatura. Pinturas de Mondrian, Andy Warhol, Picasso e Van Gogh foram referências extremamente importantes para o seu trabalho.

 

Os anos que sucederam o lançamento da YSL foram marcados por muitos desfiles, capas de revistas, momentos históricos e coleções de tirar o fôlego. Sofisticação, praticidade e criatividade eram adjetivos frequentemente utilizados para descrever qualquer peça criada pela maison e, por esse motivo, foi considerada como uma das principais e únicas referências por quase quatro décadas na mão do estilista francês. Além de roupas, a marca também ficou conhecida por lançar vários outros produtos como bolsas, sapatos e perfumes.

Yves Saint Laurent faleceu em 2008 , mas ainda assim seu legado permanece como um dos grandes fenômenos da moda mundial. O italiano Stefano Pilati e o francês Heidi Slimane foram os grandes sucessores de Yves Saint Laurent, e nesse novo momento, a marca perdeu o YVES, tornando-se apenas SAINT LAURENT PARIS, seguindo as criações e desfiles herdados por Yves Saint Laurent.